domingo, 27 de abril de 2008

Instruções Importantes

Oi pessoal ,


Hoje vou escrever sobre um tema que, eu acredito, ajudará a muitos que pretendem imigrar para o Quebec...e oassunto é nada mais nada menos que .."Como preencher a DCS (Demande de certificat de sélection) e quais são os documentos necessários". é isso mesmo.....Eu estava cheia de dúvidas sobre o preenchimento dos formulários, e quais eram exatamente os documentos exigidos pelos Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais (MICC); então resolvi escrever para o escritório de imigração do Quebec em Sao Paulo ..enviei o email à eles e imaginei que a resposta iría demorar diiias.... quase esqueci que estamos falando de um País de primeiro mundo....pois é...no dia seguinte recebei a resposta...com TODAS as instruções de preenchimento....na realidade me enviaram um "guia de preenchimento"....muito bom!!!!

E lá se foram muitas de minhas dúvidas... sei que outras e novas irão surgir, mas aí é papo para outro post....rs

Ah estava quase esquecendo... deixarei abaixo o guia completo de preenchmento da DCS. É bem comprido mas muito interessante!

Bom acho que por hoje é só deixarei os links dos Formulário da DCS e também da listas de documentos.

Formulário DCS
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/formulaires/formulaire-titre/dcs-travailleurs/marche-suivre.html

Lista de documentos
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/es/biq/buenos-aires/dcs-trabajadores/lista-documentos.html

Abraço a todos

Caroline

*******************

Orientações gerais de preenchimento
o A DCS (Demande de certificat de sélection) é o formulário que o candidato deve preencher para solicitar o Certificat de Sélection du Québec.
o A DCS deve ser preenchida individualmente: uma pelo solicitante principal e outra pelo seu acompanhante (cônjuge ou cônjuge de fato, se for o caso).
o Os filhos e enteados menores de 18 anos não devem preencher uma DCS. Seus dados devem constar na DCS do requerente principal e na do acompanhante.
o Os filhos e enteados maiores de 18 anos devem preencher um formulário específico intitulado DCS - Enfant à charge de 18 ans et plus (Filho Dependente de 18 anos e mais).
o À DCS devem ser anexados os documentos exigidos e as declarações relativas ao seu perfil (ex.: exercício de profissão regulamentada, declaração de médico formado no exterior), se for o caso. Esses documentos devem ser apresentados tanto pelo requerente principal como por seu acompanhante (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/buenos-aires/dcs)
o Assine e date a DCS (última folha Protection des renseignements personnels). Somente as DCS devidamente assinadas e datadas são analisadas.
o Envie o original da DCS e dos formulários correspondentes ao seu dossiê. Cópias de DCS não são aceitas.
o Preferencialmente, preencher a DCS em francês.
o Preencha a DCS com letra legível (de preferência em letra de forma) e sem rasuras.
o Não escreva no dorso das páginas da DCS. Se o espaço do formulário não for suficiente, escreva a informação em uma folha suplementar, indicando claramente a que ítem esta se refere. o Não deixe nenhum campo sem preencher. Caso você não tenha nada a declarar num determinado ítem, escreva “S.O.” ou preencha esse espaço com um ífem.
Definições
Membros da familia
São considerados membros da família:
Cônjuge ou cônjuge de fato, do mesmo sexo ou de sexo diferente, e que tenha pelo menos 16 anos;
Filho ou enteado dependente de um dos solicitantes e o filho dependente desse filho ou enteado.
Requerente principal: é a pessoa em nome de quem o dossiê é aberto. O requerente principal é aquele que melhor responde aos critérios de seleção: idade, escolaridade, conhecimento dos idiomas francês e inglês, experiência profissional, etc.
Cônjuge: pessoa casada legalmente com o solicitante principal.
Cônjuge de fato: pessoa que vive maritalmente com o requerente principal há pelo menos um ano e que apresente provas dessa convivência (veja lista de documentos). Não são aceitas certidões de união estável registradas em cartório que datem de menos de 1 (um) ano.
1. Trabalhador qualificado (permanente)
Nom de famille à la naissance (Sobrenome ao nascer) escrever os sobrenomes materno e paterno tal qual estão escritos no passaporte.
Prénom (Nome) para nomes simples (José) ou duplos (José Pedro)
Nom de famille après le marriage (Sobrenome após o casamento), se for o caso: escrever o sobrenome adotado do marido após o casamento, caso este esteja registrado em seu passaporte.
Numéro de passeport ou de carte d’identité (Número do passaporte ou da carteira de identidade)
Preencher com as letras e números que constam no passaporte.
No caso dos dossiês pertencentes à jurisdição do Bureau d’immigration du Québec à Sao Paulo, aceita-se somente o número do passaporte. Não coloque o número do RG, CPF ou outros.
Lugar de nascimento: em “Estado/Região”, somente o nome do estado.
Cidadania/Nacionalidade: no caso de dupla cidadania, informar a cidadania do país através do qual se está solicitando a imigração, no caso, brasileira.
2) Estado civil atual
Marque o estado civil que corresponda à sua situação atual: casado, separado, divorciado, cônjuge de fato, solteiro, viúvo.
3) Endereço de residência. Fornecer informações completas e precisas.
o Número: escrever o número do edifício ou da casa;
o Rua: esclarecer se se trata de avenida, travessa, quadra, largo, etc.;
o Número de apartamento completar com bloco, ala, setor, etc.
o Estado/Região: somente o estado, não é necessário indicar a região.
o CódigoPostal: é muito importante preencher esse ítem indicando o código de endereçamento postal (CEP) completo (8 dígitos) e atualizado.
o Endereço para correspondência: se diferente do indicado acima. Se for o mesmo, colocar S.O. ou um ífem.
o Números de telefone, de fax e de celular, informar sempre o prefixo do país e da cidade. (55) é o prefixo internacional do Brasil e, por exemplo, (11) da cidade de São Paulo.
o Escrever o e-mail de maneira clara e precisa.
4) Membros da família que o acompanham ou não ao Quebec (cônjuge, cônjuge de fato, filhos e enteados dependentes).
Neste ítem, e de acordo com a definição de “membros da família” (pág. 1), colocar o nome de todos os membros (filhos e enteados) que compõem a família do solicitante principal e do cônjuge, assinalando se os mesmos o acompanham ou não no processo de imigração.
5) Endereço do cônjuge ou cônjuge de fato, filhos e enteados (preencher somente se for diferente do endereço de residência do requerente principal). Se for o caso, seguir as mesmas orientações indicadas no ítem “Endereço de residência” (3).
6) Identificação: indicar pedidos anteriores de visto temporário (ex.: turismo, estudante), pedido de imigração ou de asilo ao Canadá.
7) Indique os lugares onde você morou nos últimos 10 anos (em outra cidade, estado ou país) e por mais de 6 meses.
8) Estudos realizados, com excessão do nível fundamental (primário): seguir sempre a ordem cronológica decrescente, isto é, do mais atual ao mais antigo.
Em Título do diploma escrever o nome do curso tal qual consta no diploma (técnico, tecnólogo, bacharel, licenciado, mestre, doutor, etc.)
Especialização: preencher com a especialização da carreira cursada (ex.: administração, engenharia civil, química, etc.)
9) Experiência profissional dos últimos 5 anos: seguir a ordem cronlógica decrescente, isto é, do mais atual ao mais antigo.
O emprego recente e anteriores, se for o caso, estágios durante o período de estudo (sejam eles remunerados ou não), bolsas de pesquisa e demais atividades profissionais realizadas e que possam ser comprovadas.
9.1) Principais trabalhos realizados: descreva de maneira suscinta e precisa suas atribuições e atividades realizadas nos cargos ocupados. Siga a ordem cronológica decrescente e caso seja necessário, utilize uma folha suplementar indicando a que ítem corresponde a informação prestada.
10) Estadia no Quebec nos últimos 10 anos: informar em que período esteve na província do Quebec e por qual motivo.
11) Conhecimentos de francês: como parâmetro, considerar que, na média, 150 horas de curso equivalem ao nível 4 ou 5 da escala que consta na DCS.
Enviar comprovantes dos cursos já realizados ou em andamento (com professor particular ou em um instituto de idiomas), que indiquem a data de início e término, número de horas – aula. O nível indicado na DCS deve ter relação com os documentos fornecidos.
Ademais, se o candidato trabalha ou já trabalhou usando o idioma francês, pode enviar um documento da empresa comprovando a utilização do idioma em suas atividades profissionais. Se realizou estudos no idioma francês, pode enviar comprovante desses estudos realizados.
Caso tenha conhecimentos de francês e não disponha de documentos de comprovação dos mesmos, fazer um teste de nível de francês em um instituto de idiomas reconhecido.
12) Parentes no Quebec (residentes permanentes ou cidadãos canadenses que moram atualmente no Quebec).
Informar os dados, assim como prova de residência (ver lista de documentos) dos parentes que residem de maneira permanente no Quebec. São considerados somente os seguintes familiares: cônjuge, cônjuge de fato, mãe, pai, irmãos, filhos, enteados e avós.
13) Em que cidade ou região do Quebec você gostaria de se estabelecer?
Consultar a página http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/region/index.html para conhecer as regiões do Quebec. Caso não haja uma região ou cidade definida escrever “região não determinada”.
14) Principal trabalho que você pretende exercer no Quebec: citá-lo.
Indicar suscintamente outras atividades profissionais que pretende desenvolver.
15) Se você já tem uma oferta de trabalho no Quebec: anexar o(s) documento(s) relativo(s) a essa oferta de trabalho e indicar o nome do organismo do Ministério de Imigração e das Comunidades Culturais (MICC) que validou essa proposta.
FOTOS
Grampear ou colar as fotos no espaço destinado para isso. As fotos devem ser recentes e podem ser 3x4 ou tamanho passaporte.
Somente a DCS do solicitante principal deve trazer as fotos de todos os membros (cônjuge, cônjuge de fato, filhos e enteados) que compõem o dossiê.
A DCS do acompanhante deve trazer somente sua própria foto.
Não enviar fotos extras.

Conselhos úteis para preparar seu dossiê de imigração

Antes de enviar seu dossiê por correio ou entregá-lo pessoalmente no escritório de Quebec em Sao Paulo, verifique cuidadosamente se não falta nenhum documento solicitado na lista de documentos. Seu dossiê só será tratado quando estiver completo.
Envie somente fotocópia simples dos documentos solicitados (as fotocópias não precisam ser autenticadas, nem coloridas). Verifique se as mesmas estão legíveis e com boa impressão. Não envie duas ou mais fotocópias idênticas do mesmo documento;
Não envie documentos não solicitados na lista de documentos tais como: fotocópia da carteira de motorista, atestado de antecedentes criminais, carteira de identidade, cursos de curta duração (ex.: de informática, de artes), etc.
Verifique se os documentos que você está enviando trazem data;
Verifique se os dados de seu CV coincidem com aqueles informados na sua DCS;
Passaporte: deve ter no mínimo um ano de validade. Além das páginas principais (foto e número), envie cópia das folhas que contêm informações tais como: vistos, assinaturas, carimbos, notas, etc.;
Os documentos devem ser apresentados de maneira que facilite sua manipulação. Não os encaderne com espiral, não os coloque em pastas com folhas plásticas;
Imprima os formulários, que devem ser baixados da internet, em papel sulfite comum ;
Não envie as folhas de instruções para o preenchimento do formulário DCS (Instructions pour remplir les formulaires);
Informaçoes Gerais

pagamento da taxa
Para o pagamento da taxa acesse nosso site http://www.imigracao-quebec.ca/ e o link "Taxas, formas de pagamento e prazos".
Para pagamento com cartão de crédito internacional, preencha o formulário que está na página citada e envio-o junto com o dossier. O cartão de crédito pode ser do candidato (requerente principal), de seu cônjuge ou ainda de uma terceira pessoa. Neste caso, esta deve preencher o campo do titular do cartão de crédito e assinar o formulário.
No quadro que se encontra na parte debaixo do formulário, coloque os dados referentes ao requerente principal e seus acompanhantes.
Entre em contato com a empresa responsável pelo seu cartão para assegurar-se de que o valor a ser debitado não ultrapassa sua margem de crédito. Aproveite para informá-la que você receberá uma cobrança em dólares canadenses.
Estes procedimentos facilitam o pagamento das taxas exigidas.
Lembrem-se que somente os dossiês devidamente pagos serão processados.

Tradução dos documentos

Aceitam-se documentos nos seguintes idiomas: francês, inglês, português e espanhol. Documentos em outro idioma devem ser traduzidos por um tradutor juramentado para um dos idiomas citados.

Tempo do processo

Se o dossiê está completo, ou seja, não falta nenhum documento, o agendamento da entrevista levará em média de 4 a 6 meses.

Entrevista de seleção

A entrevista de seleção é geralmente realizada na cidade de São Paulo.
Somente o candidato principal e seu cônjuge, ou cônjuge de fato, são convocados à entrevista. Não é necessário trazer os filhos menores.
Nesse momento, tanto o candidato principal como seu acompanhante devem apresentar todos os documentos originais.

Nenhum comentário: